A identidade corporativa segue os factores de comportamento corporativo, cultura organizacional, identidade visual e a comunicação.
O comportamento corporativo é referentes as actividades desenvolvidas pela empresa, do modo de se relacionar com o mercado e stakeholders. A cultura organizacional é o conjunto de valores e princípios que a empresa defenda, crê e compartilha com os seus membros.
A identidade visual é o rosto da empresa, ou seja, é um conjunto de imagens que traduzem os aspectos gerências e de actuação da empresa, seguem um manual de normas gráficas. A comunicação corporativa lida com veículos internos de informação da empresa, no relacionamento com a imprensa externa e no modo de se comunicar com o público interno e externo.
Diferente da imagem corporativa, a identidade corporativa representa o conjunto de produtos, qualidade, valores, princípios e crenças que uma empresa constrói e representa no mercado em que actua. A identidade de uma empresa abrange toda a missão, visão, gestão e capital humano pertencente aos seus trabalhos.
A identidade corporativa, diferentemente da imagem ou da reputação, representa o conjunto de produtos, significados, valores, marcas, princípios, etc; de uma organização e que contribui para distingui-la do mercado, inclusive dos seus concorrentes. A identidade incorpora a sua missão e visão, sua forma de gestão, o seu capital intelectual, e também a sua identidade visual.
Um equívoco grave é reduzir a identidade corporativa de uma organização à sua identidade visual porque a identidade é mais do que simplesmente logos, embalagens, fachadas ou placas de sinalização. Infelizmente, a literatura da área restringe o foco, comprometendo a própria essência do conceito, que precisa urgentemente ser resgatada.
A identidade corporativa não é apenas uma percepção, uma construção mental (como a imagem e a reputação) que está presente na mente das pessoas ou grupos com os quais uma organização ou empresa se relaciona. Ela é uma construção real, realizada ao longo do tempo, e que depende basicamente da organização ou empresa. Seus produtos, sua identidade visual são resultado de decisões e esforços/investimentos da própria organização, assim como seu processo de gestão, sua capacidade de inovar, seus objectivos, suas posturas etc.
A identidade corporativa evidentemente contribui para a formação de sua imagem ou reputação, mas não se confunde com ela. Uma empresa que tem uma identidade visual desactualizada, que não está em sintonia com seus valores, acabará por ter sua imagem penalizada, assim como é percebida negativamente toda empresa que tem uma gestão autoritária, produtos sem qualidade, recursos humanos não capacitados, atendimento precário etc.
A identidade corporativa inclui elementos, produtos, processos e acções de comunicação mas não se restringe necessariamente a esta instância. Tem a ver com tecnologia, recursos humanos, planeamento, portfolio de produtos, sustentabilidade ambiental e financeira e assim por diante. A comunicação obviamente pode desempenhar um papel estratégico no sentido de tornar a identidade corporativa conhecida, contribuindo para formar a sua imagem ou reputação junto a determinados públicos e à opinião pública.
Os elementos constituintes da identidade corporativa
A identidade corporativa traduz os valores da instituição através de vários elementos: a marca gráfica da empresa, as suas comunicações (interna e externa), o seu ambiente de produção ou atendimento, o tratamento que dá ao cliente, a apresentação dos seus profissionais, o seu material impresso, nome, portfólio de produtos, etc...
Signos de Comunicação
O signo é uma representação linguística de uma marca que tem a funcionalidade de
ser o mediador entre o objeto e o interpretante.
Através de levantamento dados foi possível encontrar a palavra Piatam com diversas
interpretações.
Marca
É o elemento gráfico principal que compõe uma identidade visual. A marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue
produtos e serviços de outros análogos, de procedência diversa, bem como certifica a
conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.
A marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados, sobre um produto, um serviço
ou uma empresa, ou seja, pode se apresentar de três maneiras: Nominativa,Figurativa, Mista.
Símbolo
O símbolo é um dos elementos base da identidade visual que pode integrar (ou não) uma marca. Completamente abstracto e desprovido de significado, ou figurativo e representativo de conceitos caros à actividade da instituição ou à sua política.
Logotipo
O logotipo é a forma particular como o nome da instituição ou produto é representado graficamente, pela simples escolha de uma fonte de texto (mercedes, vodafone) ou desenho original de um lettering específico (ferrari, audi). Juntamente com o símbolo, constitui a marca, no entanto, é frequentemente o único elemento e principal representação gráfica da mesma (toshiba, zara, microsoft, coca-cola, nokia).
Manual de Identidade Corporativa
É um documento técnico concebido pelos designers responsáveis pela concepção da identidade corporativa, que reúne as especificações, recomendações e normas essenciais para a preservação das características da marca, com o objectivo de facilitar a sua correcta e coerente utilização, propagação, percepção, identificação e memorização.
Identidade Corporativa de marcas:
Piatam
Porto de Aveiro
Ecko Unltd
Energias Renovaveis Biologicas
ACT
As marcas :
A Historia da Ecko Unltd:
Os apaixonados por moda, com certeza, já ouviram falar em Marc Ecko. Ele é o empreendedor que, a partir da confusão de tendências da jovem arte do grafite, criou a grife *eck? unltd. Nascido nos subúrbios de New Jersey, Marc abandonou a escola para, armado apenas com um aerógrafo e muita criatividade, tingir camisetas na garagem da casa dos pais. Logo, artistas como o diretor de cinema Spike Lee e Chuck D (Public Enemy), ouviram falar de suas criações e passaram a vesti-las. O grafiteiro, então com apenas 20 anos, resolveu transformar sua arte em moda fundando, no verão de 1993, junto com Seth Gerszberg e Marci Tapper, a grife de moda urbana *eck? unltd. (escrita com asterisco mesmo) que contava apenas com uma linha composta por seis modelos de camisetas com estampas diferenciadas. O nome da marca já demonstrava que suas criações no mundo da moda não teriam limites.
Em 1996, a grife lançou sua primeira coleção completa e seu sucesso foi imediato. Com uma forte raiz na cultura jovem e Hip-Hop, a marca se transformou em um ícone para as novas gerações, sem fronteiras. Foi muito bem aceita a fusão de design, rua, vídeo game, e esportes radicais. Em menos de uma década, as visões do agora designer Marc Ecko posicionaram com sucesso a *eck? unltd., marca mais inovadora e mais bem sucedida no mercado urbanwear do mundo, que em 2002 ultrapassou os US$ 300 milhões em faturamento. Com o sucesso novos produtos surgiram como jaquetas de couro, roupas Photobucket esportivas (sportswear), tênis Photobucket, mochilas, jóias, óculos, relógios e a coleção de roupas infantis (lançada no outono de 2003).
A marca se tornou ainda mais conhecida nos últimos anos após ser adotada por grandes nomes americanos, de rappers a jogadores de basquete. Ganhou um ar cool, e já faz parte das marcas mais desejadas pela elite descolada. Com previsão de vendas de 1 milhão de peças para 2010, a *eck? unltd. prova que já conquistou o segmento urbanwear (moda urbana).
Acreditando no poder da diversificação, o designer Marc Ecko tem assinalado isto através da sua habilidade em atrair uma base de clientes muito versáteis. Nos últimos 10 anos, *eck? unltd. evoluiu de uma simples marca para uma empresa de estilo de vida, abrangendo uma linha completa de produtos composta pela *eck? unltd. (masculina) eck?red (feminina), *eck? unltd. Function (Outwear), eck? Leather (artigos em couro), Marc Ecko Watches (relógios), Marc Ecko Eyewear (óculos), *eck? unltd. Storage (mochilas, malas e acessórios) Marc Ecko Footwear (calçados masculinos, femininos e infantis) e as linhas *eck? unltd. Boys e Eckored Girls (linha infantil).
A marca conta com um número variado de peças, com destaque para a linha de jeanswear e a de bonés, a mais ampla do mercado com cerca de 40 modelos. Há ainda camisetas, pólos, moletons, malharia, acessórios e roupa íntima. Os carros-chefe são as t-shirts masculinas e os jeans. Vale destacar as jaquetas bordadas com corte a laser e aplicações em nylon. O corte a laser, por sinal, é o diferencial da marca ao lado de bordados e paetês. Nada, porém, inflexível, pois a *eck? Unltd. acompanha as necessidades do mercado.
Objectivos da Ecko Unltd:
Os Objectivos que esta marca tem são dar um estilo mais urbano as roupas e único.
Público alvo da Ecko Unltd:
O público alvo desta marca são homens e mulheres entre os 15 e 25 anos.
Estratégia da Ecko Unltd:
Importancia da Clever Action,Lda:
A Clever Action, Lda é uma empresa que se dedica à Investigação e Desenvolvimento tecnológico.
A Clever Action, Lda é uma empresa que se dedica à Investigação e Desenvolvimento tecnológico.
No ambito da sua Actividade está a desenvolver uma nova tecnologia para a produção e aproveitamento da energia termica produzida em processo de digestão aeróbica de Residuos solidos organicos para utilizar, na origem de de forma continua, em qualquer sistema de aquecimento central e de AQS.
Para esta tecnologia foi requerida patente internacional que se encontra em fase de análise.
É intenção da empresa conhecer análise critica da sociedade através de comentários e avaliar contribuições positivas para o projecto. Pretende-se que este projecto agregue a sociedade civil para, por manifestação, aquilatar da sua viabilidade e probabilidade.
O projecto está em fase de implementação e foi aprensentadcandidatura aos Sistema de Incentivos de I&DT o qual se encontra e em fase de análise de decisão.
Concluida a Decisão da Candidatura, seja esta qual for, será aqui apresentado o projecto e publicitada a decisão.
Porém como é de interesse receber análise critica ao projecto apresentamos já da Descrição resumida da Tecnologia e seu Potencial de Inovação
Bibliografia:
-> http://www.auditoriadeimagem.com.br/auditoriadeimagem/conceitos/identidadecorporativa.php
-> http://www.infoescola.com/administracao_/identidade-corporativa/
-> http://enjoydesign.blogspot.com/2007/03/ecko-unlimited-anlise-corporativa.html
-> http://www.ecko.com.br/inverno10/
-> http://ihaa.com.br/ecko-unltd-historia-da-marca-e-imagensfotos-de-produtos/
-> http://cleveraction.blogs.sapo.pt/
-> http://www.infoescola.com/administracao_/identidade-corporativa/
-> http://enjoydesign.blogspot.com/2007/03/ecko-unlimited-anlise-corporativa.html
-> http://www.ecko.com.br/inverno10/
-> http://ihaa.com.br/ecko-unltd-historia-da-marca-e-imagensfotos-de-produtos/
-> http://cleveraction.blogs.sapo.pt/